quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A fantástica jornada de Lorenzo nos ventos rítmicos da hélice do ventilador


Ele conhece ventiladores de várias marcas. A gente brinca até de “adedonha” de ventilador: Qual é a marca de ventilador que começa com a letra “A”? Arno!

Há uns dois meses Lorenzo havia trocado a paixão por ventiladores pelas vinhetas das emissoras de televisão. Mas depois de uma pesquisa na internet em que ele descobriu um ventilador de teto que tem uma lâmpada que acende e tudo isso funciona com um controle remoto, o fascínio pelas hélices voltou com força total.

É incrível como ele percebe toda dinâmica da rotação diferenciada da hélice de acordo com a velocidade induzida. E cada velocidade tem uma melodia que só ele capta a harmonia desse concerto de sons e ventos.
Mais um comportamento obsessivo? Eu não gosto muito dessas classificações frias porque elas distanciam as movimentações repetitivas do autismo de seu objetivo e de seu motivo concreto. Sim, concreto no ponto de vista de quem tem autismo, já que pode parecer abstrato, excêntrico e incomodo para o mero observador que julga a cena do menino e seu ventilador.

Lembro-me de Temple Grandin dizendo algo assim...quando ela fitava o ventilador ela conseguia recordar os acontecimentos do dia dela ali nas hélices que giravam.

Hoje o Lorenzo já pode curtir o ventilador sem que isso interfira nas suas outras tarefas diárias. Inclusive o ventilador até é uma ferramenta útil para iniciarmos uma brincadeira interativa.

Vocês já tiveram a oportunidade de ver uma hélice girar de perto? Hélices são mágicas! Elas podem ficar parecidas com a íris de um olho quando giram mais rápido. Em alta velocidade então elas formam imagens fantásticas. Podem ficar parecidas com portais, redemoinhos e tantas outras coisas interessantes. Suponho que toda criança deve gostar de ver um ventilador funcionar e dos formatos que a hélice faz.



Lorenzo vibra com o vento e a forma das hélices testando todos os níveis da aceleração circular. Obsessão por ventiladores? Ah, que nada! Eu o vejo como um apreciador genial, visionário e com um leve toque de exagero.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelas informações compartilhadas.
    Vamos abrir nossas mentes e fazer girar nossos ventiladores em busca do vento que trás conhecimento!
    Abraço,
    Frederico Clemente

    ResponderExcluir
  2. Áurea parabéns. Tudo que você faz, junto com o Bira, é com alma e capricho. Sei que seu blog vai ajudar muitos pais a entender melhor esses seres especiais, os quais chamo de anjos. Constumo dizer que para eles "virem" tem que ser por intermédio de pessoas sensíveis, que estejam prontas para recebê-los. O grande desafio, imagino eu, não é criá-los, mas sim ENTENDÊ-LOS; VIAJAR com eles. Parabéns e muito sucesso.
    Léo Freire

    ResponderExcluir